Inspiração | NaNoWriMo e a loucura do mês de Novembro

NaNoLogo
Oi pessoas! Faz um tempo que não apareço por aqui, mas resolvi fazer esse post sobre uma coisa muito legal (e bem louca) que acontece todo mês de novembro: o National Novel Writing Month, apelidado de NaNoWriMo.

“E o que diabos é isso?”, você se pergunta. Bem, caro leitor ou leitora, é pra isso que estamos aqui.

NaNoWriMo nada mais é que um projeto online que se baseia na escrita criativa, e acontece todo ano no mês de Novembro, com o intuito de reunir escritores (amadores ou não) de todo o mundo (começou nos EUA) para uma maratona de escrita. A meta? Escrever 50 mil palavras em 30 dias.

Por que 50 mil? 50 mil palavras é o número mínimo para um romance/livro. E é esse o intuito do NaNo. Fazer com que escritores coloquem no papel (ou no computador) aquela história que já está incomodando há um tempo, e que precisa ser contada.

tumblr_lolstq1vhl1qddpyh

 

O site oficial do NaNoWriMo nada mais é que um local onde os adeptos do projeto podem se encontrar, receber dicas de escrita e como evitar o bloqueio criativo, além de ser encorajados durante todo o mês a continuar escrevendo.

Isso está bom.
Isso está bom.

O projeto foca mais na quantidade do que qualidade. Você pode pensar que isso não é uma coisa boa, mas é exatamente o contrário: o primeiro manuscrito de uma obra nunca será perfeito. A ideia do NaNo é encorajar os participantes a terminar o primeiro manuscrito, independente da qualidade dele. O objetivo é colocar a ideia no papel, escrever a história, ignorando completamente nosso “editor interno” enquanto isso é feito. Depois de terminado o manuscrito, aí sim podemos dar voz ao nosso “editor interno” e consertar o que não está bom. Mas para isso, é preciso escrever, e escrever bastante.

XuDmoPevxE04o

O site ainda conta com um contador de palavras, onde você pode atualizar seu progresso e até validar sua contagem, copiando e colando o texto que já escreveu para validação. E não para por aí: ainda há material de apoio e o”NaNo Coach”, que são pessoas por trás do projeto que ajudam a inspirar e encorajar os participantes.

writer-moments6Ah, e ainda tem as pep talks (conversas motivacionais), que são escritas por autores (publicados ou não) que sabem do que estão falando quando o assunto é escrever. Eu particularmente amo as pep talks, têm conselhos e dicas muito valiosas, para todo tipo de escritor.

anigif_enhanced-buzz-27786-1381515001-24
“SOMOS GUERREIROS!”

Além de tudo isso, o site ainda tem perfis nas redes sociais para ajudar os participantes durante o desafio, como o perfil no Twitter: @NaNoWordSprints, que é especificamente para maratonas de escrita, sugerindo ideias ou não, e incentivando os que se reúnem para escrever. Além de ter “representantes” nos mais diversos países, que ajudam os participantes nativos da mesma forma.

amy-poehler (1)Resumindo: o NaNoWriMo é uma comunidade linda para escrita criativa, que ajuda pessoas do mundo inteiro a escrever, a terminar livros e se aventurar no mundo maravilhoso que é a escrita. ♥

É o meu terceiro ano participando. Nos anos anteriores eu não cheguei à meta de cinquenta mil palavras, por vários motivos. Esse ano, porém, eu pretendo fazer diferente. Torçam por mim! \o/

giphyE é isso. Espero que tenham gostado do post. Se tiverem se interessado em participar, aí vão os links oficiais do NaNo (todos em inglês, mas temos uma página brasileira também!)

NaNoWriMo | Twitter | Facebook | Instagram Twitter NaNoSprints | Pinterest | YouTube

NaNoWriMo Brasil: Twitter | Facebook

Se gostaram do post, deixem-me saber, e talvez eu volte com meu progresso no NaNo. 🙂 E logo voltarei com mais resenhas também.

Beijos beijos e até!

Porque um gif do Tom é sempre bom.
Porque um gif do Tom é sempre bom.

—-

Imagens: [1]

Gifs: Google.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someoneGoogle+share on Tumblr

Comentários

Comentários

About Raquel Rodrigues

25 anos, cristã, enfermeira. Tenho alma de fangirl e sou viciada em twitter e chocolate. Amo coca-cola, e quase tudo que engorda (o que é uma pena). Amante da minha cama, de livros, música em inglês, seriados, e quase tudo que envolva super-heróis. Procrastinadora quase profissional. Aspirante à escritora, romântica incurável, sonhadora eterna. ;)

One thought on “Inspiração | NaNoWriMo e a loucura do mês de Novembro

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge