GUIA | Instagram para blogs e negócios criativos

smm (1)

Sou apaixonada por redes sociais e, nos últimos dois anos, o Instagram vem sendo de longe a minha rede favorita. Ela ainda tem muito a melhorar, mas é a forma mais bonita e prática de atingir outras pessoas que gostam das mesmas coisas que você.

Eu não tenho milhares e milhares de seguidores, mas estou trabalhando para isso. Foto por foto.

O que vou listar abaixo veio de um pouco de observação e testes e também de muita leitura sobre o assunto. 

Antes de pular direto para as dicas, coloque duas coisas em mente. Primeiro: NUNCA COMPARE o número de seguidores do seu perfil com o do coleguinha. Foque no seu crescimento, mas… inspire-se sim em perfis que você gosta e lembre-se que inspiração não é cópia. Segundo: não entre em pânico se perder alguns seguidores desde que, por outro lado, eles continuem crescendo. 

Eu separei as dicas em 4 categorias: Perfil e Postagens – Engajamento – Conectando Redes Sociais – Aplicativos de Edição.

Então, finalmente, vamos ver algumas coisas que podem ajudar o seu perfil a ficar mais conciso e bonito.

page_instagram

PERFIL E POSTAGENS

Quando alguém entra no seu perfil, tem que estar claro: Sobre o que é o seu blog?, Qual história você está tentando contar? Então:

Use uma foto nítida. Como a imagem do perfil é pequena, as pessoas têm que conseguir entender o que aquela imagem representa, de preferência a mesma imagem que você usa como ícone no Twitter, Facebook, Pinterest, etc.

Se possível, utilize o mesmo user das suas outras redes sociais como Twitter e Snapchat.

Escreva o sobre de forma divertida e clara. Nas poucas palavras do perfil, diga sobre o que você posta, deixe um e-mail de contato e inclua o link do seu blog. O Instagram ainda não permite links na descrição das imagens, mas algo muito comum é você informar “link na bio”. As pessoas são preguiçosas. Elas não vão digitar na search do navegador o link que você escreveu, até porque também não há a opção copiar texto da descrição.

As postagens também fazem parte do seu perfil então imagine ele como um todo: como se ele fosse uma grande parede cheia de quadros. Para isso escolha um tema e se mantenha nele – de preferência o mesmo tema do seu blog.

Poste imagens com alta definição e bem iluminadas.

Escolha no máximo 3 aplicativos de edição de fotos para manter o padrão e (opcional) utilize o mesmo filtro em todas as fotos. Isso traz uma homogeneidade ao perfil.

Abaixo tem 4 exemplos de perfis que eu sigo e fazem exatamente isso.  

@anneeeck@lara.furtado @theblogmarket@ISPYDIY

Não poste mais de 3 fotos por dia e nem mesmo uma foto atrás da outra. Isso irrita a maioria das pessoas. Teste horários para ver qual trás mais engajamento.

Escreva legendas na descrição. Explique porque aquela foto é importante e instigue seus seguidores a comentar. Faça perguntas relevantes à imagem na descrição.

Use hashtags que tenham a ver com o assunto da foto. Isso traz novas pessoas interessadas naquele mesmo assunto até o seu perfil. E observe o que as pessoas que postam fotos parecidas com as suas estão usando nas hashtags.

Crie um banco com as hashtags que você normalmente usa e deixe guardado em algum aplicativo como Evernote ou Keep, assim você economiza tempo.

Evernote AppAndroidIOS ou Google KeepAndroid

Se estiver postando fotos de um local (parque, praça, restaurante, museu), coloque a localização. Assim fica fácil as pessoas poderem encontrar aquele mesmo lugar.

ENGAJAMENTO, OU SEJA, SEGUIDO E AMADO

Depois de deixar seu perfil lindo e maravilhoso, você quer que as pessoas apreciem esse trabalho todo. Só não pode esquecer que o Instagram é uma REDE SOCIAL, algo para conectar pessoas.

Pare um momento, volte ali em cima e lembre-se da importância de usar hashtags. Lembrou? Use elas para curtir fotos do seu nicho também. O famoso uma mão lava a outra. Clique apenas nas fotos que você realmente gostar e, se achar relevante, comente. Muitas vezes, a pessoa vai ficar curiosa e clicar no seu perfil de volta. Mas NUNCA USE sdv (sigo de volta), F4F (Follow for Following), troco likes e coisas do gênero, é chato, feio, irritante e vai queimar a sua marca.

Também curta fotos das pessoas que seguem ou curtem suas fotos como forma de agradecimento. Não é necessário seguir a pessoa.

Siga perfis relevantes para o seu blog como blogs e marcas que você gosta e que tenham a ver com o seu público.

Não siga todo mundo de volta. Se você fizer isso, vai perder o foco da sua timeline.

Sempre responda de volta quem comentou em uma foto, nem que seja para dizer “obrigado”. E responda as dúvidas mesmo que sejam as mais óbvias possíveis.

Dê créditos. Se repostou uma imagem, marque o perfil da pessoa. Vai dizer que você não gosta quando também recebe uma divulgaçãozinha free?

CONECTANDO REDES SOCIAIS

A quantidade de redes sociais que um blog ou marca tenta estar presente hoje é enorme e isso consome um tempo absurdo, por mais que você escolha apenas as principais redes sociais, automatizar algumas coisas facilita muito a vida.

ifttt

 

IFTTT – o sistema ajuda a conectar automaticamente as postagens de diversas redes sociais, quando configuradas. Eu costumo ligar o instagram ao twitter usando ele, porque ao invés de ir apenas o link, vai a imagem para o twitter.

IFTTTSiteAndroid e IOS

instagram feed fan pages

Instagram Feed For Your Fan Pages – atualmente o instagram só oferece a opção de enviar a foto para o perfil, mas se você tem um blog ou negócio tem que ligar ele a sua página do facebook e esse aplicativo que tem que ser instalado na página é muito útil. Atualmente eu tenho minhas resalvas com ele, apesar de já ter usado muito, prefiro repostar a imagem diretamente no facebook, pois lá não faço uso de hashtags e posso usar links completos, mas não deixa de ser uma opção.

Instagram Feed For Your Fan PagesAplicativo para Facebook 

APLICATIVOS DE APOIO (QUE USO)

Abaixo listei todos os aplicativos que uso: para agendar posts (sim, é possível!), escrever nas fotos, usar filtros, hashtags, etc…

Screenshot_2015-09-24-14-27-41

LatergrammeSite para agendar posts no Instagram; tem coisa mais prática do que poder agendar posts no facebook ou no blog? No instagram, isso é possível graças ao site Latergramme. Sempre escreva as descrições como se você estivesse postando naquele momento.

Latergramme – Site – Android  – IOS

vscocam pomelo

VSCOCam e Pomelo – Aplicativo de edição de fotos com filtros e opções de iluminação e contrastes.

VScoCamAndroidIOS  e PomeloAndroid IOS

best font font lab

Font Lab e Best Font – aplicativos que uso para escrever nas fotos quando necessário. Testei diversos e apenas esses realmente funcionaram da forma como eu esperava (não conheço nenhum app para IOS. Quando souber, atualizo aqui).

Font LabAndroid  e Best FontAndroid

SQUARE INSTAGRAM INSTASHOT

Square Instagram e Instashot – apesar de agora o instagram ter a opção de não cortar a foto, se você ainda quiser utilizar o formato quadrado ou ajustar um vídeo, os que uso são estes dois.

 Square InstagramAndroid e InstashotAndroid  – IOS

layout instagram tags for likes

Layout – esse aplicativo pertence ao próprio instagram e, para mim, é o melhor para fazer montagens.

Layout – Android e IOS

Tagsforlikes – eu já usei diversos app de tags e são todos parecidos. Atualmente, uso o tagsforlikes. Eu edito as tags que copio. Geralmente, vem umas 20 tags, vou apagando e escolho as 5 que mais combinam com a imagem. É prático, mas não recomendo o uso em todas as fotos.

Tagsforlikes – Android e IOS

apps para instagram

Já usei e ainda recomendo PicsArt: Android e IOSPixlr: Android e IOSPerfectly Clear: Android e IOS 

Fiquei devendo aqui alguns aplicativos para IOS. Assim que eu souber quais são mais recomendados, atualizo o post.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas ajudem no perfil do seu blog ou pequeno negócio. Usa algum dica que não foi falada aqui ou ficou com alguma dúvida? É só comentar!

bjos Lary

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someoneGoogle+share on Tumblr

Comentários

Comentários

About Larissa Reeden

Larissa Monteiro (Reeden) - 23 anos Adoro ler, sou bem eclética com meus gostos literários, também gosto de séries de TV, principalmente as que abordam temas diferentes e filmes românticos (sue me). Mineira de nascimento, Paulistana de coração. Tenho gostos variados para tudo, gosto de viajar, escrever, curtir um parques em dia de sol, e de ir ao cinema, de ficar em casa, de ir pra um barzinho, ao café, tudo depende do clima e com quem. Não resisto a nada que envolva massa, molho e queijo e amo doces. Sou uma mistura de muitas personalidades.

5 comments on “GUIA | Instagram para blogs e negócios criativos

  1. Realmente são muito boas suas dicas, vou experimentar e acredito que vai me ajudar bastante.
    Eu acompanho seu blog já faz um tempo e gosto muito do conteúdo, você esta de parabéns pela dedicação e por trazer esse conteúdo pra galera, acredito que você esta ajudando bastante gente 🙂

    1. Daniel, obrigado por comentar, espero que as dicas ajudem, vou pensar em fazer sobre facebook, já que também adoro essa rede social, bjos e até mais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge