Resenha | Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani – Paula Pimenta

Título: Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani

Autora: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Páginas: 336

Sinopse: Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir. Skoob

Se você quer ler um livro perfeito, maravilhoso, fantástico, apaixonante, romântico, de coisas que podem acontecer conosco, de coisas que podem acontecer com os amigos, que te faz parecer estar lendo sobre a vida de alguma amiga da sua escola, que te faz querer ser amigo dos personagens, que te dá um gostinho de “quero mais” e que não te deixa só na vontade porque possui sequência, então leia esta resenha, e depois corra, entre na primeira livraria e compre este livro. O livro Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani, possui 336 páginas, foi publicado pela editora Gutenberg, é da queridíssima Paula Pimenta (só aí já é um motivo grande pra você ler este livro lindo), e é o primeiro de quatro livros (todos já lançados).

Fazendo Meu Filme 1 nos apresenta Estefânia, Fani para os amigos (como eu. E se você quiser ser amigo dela também, é melhor chamá-la de Fani, porque ela detesta Estefânia), uma menina meiga, tímida, apaixonante, romântica, com seus defeitos, que mais parece ser aquela amiga que tivemos no ensino médio, sabe? Ela mora em Belo Horizonte e conta com pais maravilhosos (ou nem tão maravilhosos assim), que pensam muito no futuro dela, dois irmãos (um casado e outro estudante de medicina), algumas amigas, e um amigo muito especial, o Leo. Além disso tudo, ela é apaixonada por filmes e tem vários DVDs. Em cada início de capítulo temos um ‘quote’ de um desses filmes que ela possui.

Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani

A Estreia de Fani nos conta a trajetória de uma menina nos seus 16 anos, no ensino médio, que tem lá suas paixonites pelo professor de biologia, tenta uma vaga de intercâmbio e que é cega ao ponto de não ver um palmo na frente do seu nariz (sou inconformado em como ela demorou pra perceber que *cofcof* gosta dela). Suas amigas, Gabi e Natália, estão sempre com ela, apesar de Natália querer sempre a arrastar para algumas baladinhas, mais conhecidas como “apuros que só a Natália sabe fazer”. Gabi é a amiga que está sempre ao lado dela e que é a única que percebe as coisas que Fani não percebe. O Leo é o melhor amigo da Fani, e está sempre do lado dela pro que der e vier, o menino perfeito (ta, exagerei) que todos sonham em encontrar. Mas quem sempre abre os olhos de Fani para o que está acontecendo ao redor dela e ela não consegue enxergar (e que sempre está naqueles momentos decisivos do livro), é a Priscila, muito amiga de Fani tam
bém, namorada do Rodrigo e que é a protagonista da série de livros Minha Vida Fora de Série (em breve, resenha aqui).

Depois que o livro Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fanianda um pouco e conhecemos Fani e sua vida, entramos na história do intercâmbio. Sua mãe quer porque quer que Fani tente uma vaga para intercâmbio mesmo sem que ela tenha estudado nada para fazer a prova do intercâmbio. E ela não ta muito afim de fazer essa prova não. A vida de Fani dá um giro de 180 graus após ela passar no exame e descobrir tudo que ela terá que abrir mão para poder viajar, incluindo o grande amor da sua vida. (pausa dramática) Sim, o grande amor da sua vida, aquela paixão arrebatadora que ela nunca teve na vida. Mas como fazer? Tentar conquistar o garoto (que já está caidinho por ela, só ela não via. Eu disse que ela é cega) e depois viajar para a Inglaterra ou ficar no Brasil e ser feliz para sempre com ele? Mas e se o menino lá já tiver desistido dela?

O livro nos traz questões que nos fazem refletir sobre quais são nossas prioridades perante a vida. Se por um lado temos uma mãe que pressiona a filha para ir num intercâmbio não muito desejado, por outro vemos um pai que consola a filha e a estimula a seguir seus sonhos. Nos faz pensar em o que a gente realmente quer: a oportunidade de uma vida ou aquele amor? Assim como tudo na vida, o que ela escolher trará consequências positivas e negativas para si.

Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani

Paula Pimenta me encantou da primeira frase à última deste lindo livro. Adorei como ela conduz a história de Fani e a faz se parecer tanto com uma menina da nossa rua, da nossa escola. Eu confesso que fiquei morrendo de vontade de me tornar um amigo de Fani e seus amigos (todos, sem exceção). Fiquei com aquela sensação de que eu a conhecia, de que tudo aquilo estava acontecendo a apenas duas quadras da minha casa.

Muitos falam que não gostam de autores brasileiros, mas vocês já leram os livros da Paulinha (para íntimos apenas. Desculpe-me! u.u Risos)???. Chegou a hora de descobrir autores brasileiros atuais e que escrevem para um público jovem. Alguns desses novos autores, tais como Raphael Draccon, Carolina Munhóz, escrevem fantasia. Outros, como Raphael Montes, se arriscam no terror.

Paula Pimenta, além da série Fazendo Meu Filme (composta por 4 livros e atualmente 2 Histórias em Quadrinho), também escreveu a série Minha Vida Fora de Série (composta por 3 livros até o momento), os livros Confissões, Apaixonada por Palavras, Apaixonada por Histórias, Princesa Adormecida, Cinderela Pop (conto em O Livro das Princesas que foi estendido e foi transformado em um livro), e está sendo lançado Princesa das Águas (em breve, resenha aqui e fotos da sessão de autógrafo com ela. AMO!). É uma autora mineirinha, e me deixou assim apaixonado pelos livros dela. Leiam, leiam, leiam todos, e fiquem assim como eu. s2

Compre aqui: FísicoAmazon Saraiva Livraria CulturaFnacSubmarinoAmericanasLivraria da Travessa Livraria da Folha – Casas Bahia (Não disponível em e-book)

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someoneGoogle+share on Tumblr

Comentários

Comentários

About Edson Rafael

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge