Resenha | Garota ama Garoto – Ali Cronin

garota ama garotoLá no ano de 2007 o canal E4 lançava a série Skins e mudaria a forma como é retratado o adolescente em séries de televisão, de forma mais explícita e sem censura, que nada mais era que um bando de adolescentes tentando crescer e encontrar felicidade e amor, passando por angústias e problemas pessoais enquanto precisavam lidar com questões relacionadas a raça, religião, sexualidade, drogas e transtornos alimentares.

Skins se trata de adolescentes reais e é nesse mesmo mundo que entra a série de livros garota <3 garoto, num amontoado de situações onde você conhece quatro meninas e três meninos em torno de 18 anos se preparando para o último ano da escola. Cass é a namorada fiel, Ashley não leva nada a sério, Donna é a festeira, Sarah é conhecida por ser certinha demais, Ollie é mulherengo, Jack é esportista e Rich talvez seja gay.

Cada livro é protagonizado por uma das pessoas do grupo e sempre seguindo uma ordem cronológica, o que torna o livro superinteressante de se ler, mesmo que em um livro o foco seja em uma delas você consegue perceber como anda a vida das outras, como quando o primeiro livro é sobre a Sarah e no segundo mesmo não sendo ela a central da história podemos entender como ela está lidando depois dos acontecimentos que passou no primeiro livro.

nada é para sempre pronto

#1 – O foco é em Sarah a garota que nunca namorou e vemos sua vida mudar quando conhece Joe em suas férias na Espanha. A forma como Sarah encara o seu relacionamento com o Joe me dava nos nervos às vezes, tinha vontade falar “amiga me ajuda a te ajudar”, ela era nova ainda no mundo do relacionamento, mas não se valorizava e aí ela acaba depois tendo que enfrentar a situação onde ela se via com o Joe.

dizem por aí pronto

#2 – Podemos acompanhar a vida de Ashley e seus relacionamentos instantâneos, amor de balada e sexo casual, até que conhece Dylan fazendo-a, finalmente, pensar em um relacionamento duradouro. Devo dizer que de todas as histórias a de Ashley foi a que mais me prendeu, tanto por ela ser divertida, diferente da “certinha” da Sarah, como por ela sempre ser decidida, mesmo tomando decisões erradas eu torcia por ela e Dylan ficarem juntos.

tres é demais pronto

#3 – Cass é a garota nº 1 da sala, controla tudo com calendários e anotações, um quarto impecável, uma família carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante pela frente. O clássico caso de vida perfeita, mas deve ter algo errado por aí… Seus amigos não aprovam seu namorado. Se eu tivesse um babaca do Adam na minha vida certeza que meus amigos também não o aprovariam. Se Cass é a garota perfeita, Adam é o babaca que quer controlar onde a garota vai e reclama se passa um tempo com os amigos, é tão babaca que faz Cass considerar desistir de estudar em Cambridge.

liçoes de amor pronto

#4 – Neste livro vemos Donna, uma garota que sempre sonhou em ser atriz e nunca ligou muito para o colégio, mas para ser aceita em qualquer faculdade de teatro precisa tirar uma boa nota em inglês. Como reprovar não é uma opção, Donna começa a ter aulas com um professor particular para ajudá-la com o ensaio sobre Romeu e Julieta que ela precisa entregar, como a história é garota ama garoto já deve saber onde isso vai dar. Eu devorei esse livro em um dia, das outras três histórias anteriores você já tinha meio que o “problema” na cara, mas o de Donna não conseguia entender, até que descobri que Will, o professor, estava mentindo em estudar na faculdade. Tava muito bom pra ser verdade e o problema acabou aparecendo no final das contas.

a garota certa pronto

#5 – Esse é o primeiro livro na visão de um menino, Ollie, o mulherengo da galera e com sorriso fácil. Lá no primeiro livro “Nada é para sempre” já percebemos que um certo clima rola entre Sarah e Ollie e você até torce que Sarah dê um pé na bunda de Joe e vá para os braços de Ollie. Depois de 4 livros vemos pelo olhar de Ollie que manter um relacionamento para valer significaria compartilhas as aflições que enfrenta em casa e que está tão acostumado a esconder que acaba tendo que descobrir um jeito de enfrentar toda a situação sem magoar a si mesmo e Sarah por quem mais se importava.

eu e vc pronto

#6 – No último livro vemos o desfecho de amigos terminando as provas finais e passando seu último verão juntos, o foco volta a Sarah que está mais madura e deixou de ser aquela menina chata e careta do primeiro livro. Um grande avanço desde quando teve seu primeiro relacionamento com o Joe.

 

Eu adorei ter acompanhado esse grupo e sua busca pelo amor e o amadurecimento de cada um durante os 6 livros, no fim acabei indo atrás para saber mais da escritora e não é que ela escreveu um livro sobre os personagens da 2º geração de Skins. Simplesmente AMEI!

badge_post_01

Se gostou, compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Email to someone
email
share on Tumblr
Tumblr

Comentários

Comentários

About Ems Monteiro

Na casa dos 20 anos, sou amante dessa cidade cinza que não dorme e nos surpreende em cada esquina, estação, museu... Fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e tentando sempre colocar minhas séries em dia, uma tarefa quase impossível.

18 comments on “Resenha | Garota ama Garoto – Ali Cronin

    1. Eu vou morrer amando Skins e achando que todo adolescente devia assistir ela pelo menos uma vez. Cada geração e cada personagem me ensinou muita coisa da sua maneira.

  1. Eu gostei de assistir Skins, embora tenha pensado “nossa, como eu sou bobona” já que o pessoal é todo maluquinho na série 😛
    Mas enfim, adoro livros com histórias intercaladas. Fiquei curiosa com essa série, marcando no Skoob como desejado desde já.
    Os livros da Stephanie Perkins também são assim, num livro o personagem é secundário, daí no outro vira protagonista. Gosto muito! E tem uma coleção (bem antiga) chamada Órfãs (da V. C. Andrews, autora maravilhosa por sinal) que intercala a história de cinco meninas. No último livro da série elas se encontram e tals..
    (hm, pensa numa pessoa que se empolga falando de livros né..! deixa eu parar)
    Bjs e boa semana \o/
    Leticia Posts Recentes..Desafio literário #06 O clube do biscoito; Ann PearlmanMy Profile

    1. Eu super amo Skins, mesmo sendo bobinha a série, acho que ela é útil, ainda mais pra adolescentes que foi bem na época que assisti. Super obrigada pelas indicações, vou dar uma olhadinha aqui sobre esses livros. Já li alguns livros da Stephanie e são super gostosos de ler, a V. C. Andrews não conheço.
      Obrigada pelo comentário, boa semana pra vc tbm e bom BEDA 😀

  2. Caraca, adorei. Por que nunca li antes? Quando li a resenha do Primeiro fiquei tipo “hm, deve ser interessante”. Na descrição do segundo livro eu já tava tipo “tenho que ler!!”. E o sexto confirmou a ideia, já que pelo visto mostra o amadurecimento da personagem. Simplesmente amo série assim, que a gente cresce junto, sabe? Vou ler logo, logo.

    Beijos

    1. Que bom que gostou e olha posso te dizer que não vai se arrepender em ler, você se envolve do começo ao fim com todos os personagens.

    1. Oie, esse BEDA está sendo incrível né? To mega inspirada fazendo os posts. Sobre o livro lê sim, vale super a pena cada um deles 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge