Resenha | Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson

garotas-de-vidro-inspiration-box

Título Original: Wintergirls

Editora: Novo Conceito

Autora: Laurie Halse Anderson

 

Cassie e Lia são melhores amigas desde a infância e juntas através de uma aposta sobre quem conseguiria ficar mais magra, elas entram no mundo dos transtornos alimentares, uma com bulimia e outra com anorexia.

Em um ponto da vida das garotas elas brigam e Lia ignora Cassie quando ela liga 33 vezes em seu celular, até que ela descobre algumas horas mais tarde que a “amiga” morreu. Mesmo sentindo o peso da culpa e pressão de sua família, ela nega cada vez mais que está doente e se afunda em um caminho quase sem volta.


…ela ligou.
trinta e três vezes.
você não atendeu.
corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho.
você a deixou sozinha.
deveria deveria deveria ter feito algumaqualquercoisa.
você a matou.

Quando vi a capa deste livro pensei ser mais um livro de fantasia “fumado” ou então outra dessas distopias (eu leio distopias, e adoro, mas essas modinhas cansam), então quando o ganhei em uma gincana literária resolvi ler a sinopse e dar uma chance.

Garotas de Vidro foi uma belíssima surpresa, personagens bem trabalhados, um tema atual, sem fantasia, mostrando o dia e a mente de quem sofre de transtorno alimentar (existem outros, como emagrecer em excesso, engordar, envolvendo fisiculturismo, etc.), mostra também como as pessoas ao redor demoram para enxergar o que está acontecendo. É ficção, não tem romance, mas mexe com quem lê.

Esse é um tema muito sério, pouco abordado, e visto como mais uma das frescuras adolescentes. Eu vi uma amiga quase morrer por causa dessa doença, pois como o livro deixa bem claro é isso, DOENÇA.

Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais.

Garotas de Vidro
Eu daria qualquer coisa para me sentir confortável na minha pele.

Estou descongelando. O que mais achei interessante foi a nota final da autora, onde ela diz que quis escrever o livro por causa das inúmeras cartas de leitores dela, que sofrem/sofreram dos mesmos problemas. Nunca li nenhum outro livro da Laurie Halse Anderson, mas não tem como não adorar sua atenção com os fãs e leitores. Com certeza lerei mais livros dela a começar por Fale que foi adaptado para o cinema como O Silêncio de Melinda, pois me apaixonei por sua narrativa.

Onde comprar:

Físco: Livraria da Folha – Esgotados em outras livrarias (apenas sob encomenda)

E-book: AmazonSaraivaLivraria Cultura

badge_post_01

Está resenha foi postada inicialmente por mim no blog Livros e Citações.

Se gostou, compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Email to someone
email
share on Tumblr
Tumblr

Comentários

Comentários

About Larissa Reeden

Larissa Monteiro (Reeden) - 23 anos Adoro ler, sou bem eclética com meus gostos literários, também gosto de séries de TV, principalmente as que abordam temas diferentes e filmes românticos (sue me). Mineira de nascimento, Paulistana de coração. Tenho gostos variados para tudo, gosto de viajar, escrever, curtir um parques em dia de sol, e de ir ao cinema, de ficar em casa, de ir pra um barzinho, ao café, tudo depende do clima e com quem. Não resisto a nada que envolva massa, molho e queijo e amo doces. Sou uma mistura de muitas personalidades.

3 comments on “Resenha | Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge