Resenha | Pai e Filho – E. O. Plauen

Pai e FilhoTítulo Original: Vater und Sohn 

Autor: E. O. Plauen

Editora: Octavo

Páginas: 208

Pai e Filho – Publicada no jornal Berliner Illustrirte Zeitung de 1934 a 1937, a tira Pai e Filho, de autoria de E.O.Plauen (pseudônimo de Erich Ohser), conquistou a crítica e o público não apenas na Alemanha mas no mundo todo. Adultos e crianças até hoje se enternecem com a dupla de personagens e suas aventuras cotidianas – divertidos mal-entendidos, jogos e provocações -, que recriam um dos traços mais universais da infância: a cumplicidade amorosa entre um pai e um filho.

 

A data da publicação desta resenha é um domingo dia dos pais, e nada mais oportuno do que falar de um livro que mostra de forma tão singela e sincera o relacionamento entre um pai e um filho, como já diz o título. 

Logo no prefácio, é deixado claro, duas coisas; essa é uma história que mostra o relacionamento de um pai e de seu filho e também é uma crítica sócio-política já que as tirinhas foram escritas na Alemanha na época da 2º guerra mundial. Para mim o livro foi bem atemporal, e não consegui captar nenhuma das partes políticas, mas ainda assim livro me deixou encantada.

Pai e Filho

Muito se fala sobre as mães, mas os pais também têm um importante papel na infância, talvez por eu ter sido muito próxima ao meu nessa fase da vida, entendi toda a essência das tirinhas. O traço é bem singelo. Cada página tem uma sequência de quadrinhos que contam uma única história, algumas mais realistas, outras sonhadoras, onde constantemente o filho está aprendendo com seu pai e vice-versa. Algumas das tirinhas mais legais, são quando aparecem também, o avô e o bisavó, mostrando com muito humor o ciclo familiar que move as gerações.

Com um fim triste para o autor, que se matou em 1944 após ser interrogado (torturado) pela Gestapo (Polícia Secreta Nazista), ele deixou para as futuras gerações um pouco de humor no mundo.

Nota: 5/5
Nota: 5/5

O livro está disponível na Livraria Cultura.

Se gostou, compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Email to someone
email
share on Tumblr
Tumblr

Comentários

Comentários

About Larissa Reeden

Larissa Monteiro (Reeden) - 23 anos Adoro ler, sou bem eclética com meus gostos literários, também gosto de séries de TV, principalmente as que abordam temas diferentes e filmes românticos (sue me). Mineira de nascimento, Paulistana de coração. Tenho gostos variados para tudo, gosto de viajar, escrever, curtir um parques em dia de sol, e de ir ao cinema, de ficar em casa, de ir pra um barzinho, ao café, tudo depende do clima e com quem. Não resisto a nada que envolva massa, molho e queijo e amo doces. Sou uma mistura de muitas personalidades.

3 comments on “Resenha | Pai e Filho – E. O. Plauen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge