Resenha + Promoção | Diário de uma Garota Normal – Phoebe Gloeckner


Título original:
 Diary of a Teenage girl

Autora: Phoebe Gloeckner

Editora: Faro Editorial

Páginas: 321

Sinopse: Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele. (Fonte: Skoob)

 

“Acho que foi a minha juventude ou talvez tenha algo a ver com a minha mãe. Ele transou comigo três vezes já e eu sinto como se estivesse se aproveitando de mim porque sei que ele só gosta dela…” Pág 21

Tenho dois pensamentos que sempre se contradizem. O 1º é que suas atitudes vêm de influência das pessoas ao seu arredor, logo sua família é um ponto importante, e o 2º é que não importa a forma como tenha vivido você é capaz de tomar suas próprias decisões, melhores do que a sua família toma.

Por que estou dizendo isso? Imagino que a história de Minnie seria diferente se não tivesse uma mãe que vivia bebendo e se drogando e trazia amigos para festas enquanto Minnie e sua irmã via e até participava. Em certo momento Minnie pergunta há um dos amigos de sua mãe como seria se ele se drogasse em casa e o homem responde que seria impossível, pois tinha filhos. Neste momento você consegue ter uma base grande de como a mãe de Minnie de certo modo era irresponsável. Ao ler o livro você imagina que teria uma sensação de desaprovação de Minnie por ficar com o cara que sua mãe também está saindo, e é aqui que entra os meus dois pensamentos. Minnie enquanto toma atitudes influenciada pelas pessoas ao seu arredor, com sua mãe e amigos temos em contrapartida uma garota que poderia tomar suas próprias decisões, mas que infelizmente talvez por ser nova demais acaba por fazer escolhas ruins e sem ter há quem realmente recorrer acaba por entrar num caminho de decisões ruins. No final, por mais que suas atitudes fossem de mulher, era apenas uma menina vivenciando todas as emoções que a vida adolescente é capaz de trazer. Trazendo um tema atual que é o abuso, pois mesmo você lendo a história pelos olhos da menina e vendo que ela queria estar com Monroe você sabe que no final ela é só uma menina. Monroe era o adulto e se aproveitou da situação.

Casa e Bairro da Minnie
Casa e Bairro da Minnie

 

O livro é de uma leitura fácil e o que torna interessante é sua diagramação que mescla os textos do diário de Minnie, com cenas que estavam ocorrendo e até algumas partes como forma de HQ.

Por trazer imagens no livro você acaba tendo que tomar cuidado ao ler em público, pois traz cenas explícitas. Estive a ler no metrô e sei que o homem ao meu lado deu aquela olhadinha na imagem e corri para esconder.

Diário de uma garota normal não instiga a ler devorando cada página já que não possuí um mistério a ser desvendado ou um romance a ser contemplado, mas sim apenas o dia-a-dia de uma menina que tem que lidar com as contradições da adolescência, e ao terminar a leitura acaba por se pegar refletindo sobre as situações de cada personagem e claro sobre a vida de muitas meninas como a Minnie que existe por aí afora.

 

 

Curiosidade: O livro deu a origem a um filme que saiu em agosto nos EUA, que conta com elenco de Bel Powley (Minnie), Kristen Wiig (Charlotte – mãe), Alexander Skarsgård (Monroe), Abby Wait (Gretel).

 


a Rafflecopter giveaway

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someoneGoogle+share on Tumblr

Comentários

Comentários

About Ems Monteiro

Na casa dos 20 anos, sou amante dessa cidade cinza que não dorme e nos surpreende em cada esquina, estação, museu... Fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e tentando sempre colocar minhas séries em dia, uma tarefa quase impossível.

2 comments on “Resenha + Promoção | Diário de uma Garota Normal – Phoebe Gloeckner

  1. Esse livro tem uma temática bem polêmica, né? A protagonista vive em um lar perturbado e isso acaba refletindo nas decisões da sua vida. No entanto, acho que não é um tema que foge da realidade de muitas pessoas. Tudo que é mais real, chama atenção, não é mesmo? Confesso que fiquei curiosa a respeito da diagramação. Achei bem interessante o livro ter ilustrações e não só texto.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    1. Sim o livro trata de forma simples, mas importante a situação da menina e também ao mostrar e fazer refletir que muitas outras devem passar por isso. Obrigada pelo comentário 😀

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge