Série | A mitologia por trás de Teen Wolf – Parte 1

teen wolf bestiarioNão é de hoje que Teen Wolf vem exercendo um papel interessante em vista de outras séries do tema sobrenatural que é sua capacidade de não seguir o estereótipo lobisomem/vampiro, apostando em outras mitologias e monstros.

Atualmente em sua 5º temporada podemos ter uma visão parcial dos monstros que irão aparecer este ano para atormentar Beacon Hills. Descobrimos um pouco sobre as Quimeras que são espécie de criaturas híbridas da mitologia grega que em sua forma “original” tinha corpo de cabra, cauda de dragão e cabeça de leão, mas que em Teen Wolf acabou pegando apenas um pouco do conceito e ainda temos os Dread Doctors e não podendo esquecer sobre a história do Parrish.

Teen Wolf é tão cheia de monstros e suas mitologias que as vezes faz você se perder ou esquecer com o que já passou por ali, foi então que resolvi fazer um mini glossário da origem da mitologia e como ela foi colocada na série.

A mitologia por trás de Teen Wolf

Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

– Importante –

Shapeshifters/Metamorfo: Descreve uma variedade de criaturas sobrenaturais composta de seres humanos que pode parcialmente ou totalmente se transformam em animais como Werewolf, Werecoyote, Werejaguar, Kanima, Kitsune, Wendigo…

Sobre o Were: Em inglês, a palavra Were colocada antes do nome de um animal indica o hibridismo daquele animal com o homem, dessa forma, o Were-Wolf é o nosso Lobisomem, mas em português não temos palavras adequadas para referir híbridos lendários, por isso colocarei os nomes em inglês e o nome do animal na frente.

E já que o assunto é Teen Wolf, não poderia começar sem falar do principal da série e o mais conhecido e mostrado em filmes, séries e livros pelo mundo.

Werewolf/Lobisomem

Origem: Vem da mitologia grega, onde um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo.

werewolf_transformation_2_by_tulwarr1-d4ltip8

Na série: Vemos que em Teen Wolf existe uma hierarquia, ocupando o topo da camada vem o Lobisomem Alfa, seguido pelos Beta e Omega. Um lobisomem só pode vir a ser Alfa matando outro lobisomem Alfa ou sendo o que chamam de “True Alfa” onde só se torna por meio de sua própria criação como é o caso de Scott McCall. Os olhos também são diferentes sendo o Alfa a cor vermelha, Beta amarelo ou azul e Omega laranja.

Geralmente o Alfa é o líder da alcateia e quanto maior o grupo, maior a força e habilidade do Alfa. Beta são os lobisomens mais comuns e o Omega vem a ser caracterizados por serem solitários que possivelmente não desejam unir-se a um novo grupo, ou perderam os membros de sua antiga alcateia ou foram expulsos da mesma.

Os lobisomens da série não se transformam apenas na lua cheia, sendo capazes de possuir suas garras, dentes caninos e pelos a qualquer momento, mas na lua cheia ainda tem a chance de ficarem atordoados assim como na mitologia até ter o devido treinamento para sobreviver a tal noite.

Personagens: Scott McCall, Derek Hale, Liam Dunbar, Peter Hale, Isaac Lahey, Boyd, Erica Reyes, Cora Hale, Ethan e Aiden, Deucalion, Ennis…

teen wolf - inspirationbox

Werecoyote/Coiote

Origem: O coiote é um animal encontrado apenas nos continentes americanos, principalmente no Sudoeste através dos nativos americanos, mas assim que os mesmos começaram a desaparecer o mito do werecoyote também foi parcialmente se perdendo, mas sua variação vem da mesma base de um lobisomem, um metamorfo capaz de se transformar de humano a um animal.

Coyote

Na série: Sua primeira aparição foi em sua forma total, apresentando olhos azuis. A transformação do werecoyote é aparentemente semelhante a um lobisomem. Eles podem assumir a forma humana, tanto quanto a forma completamente animalesca. No entanto a capacidade de se transformar em um lobo completo é raro entre os lobisomens e só o mais experiente deles pode controlá-lo, já o coiote completo  pode voltar a forma humana facilmente. Isto demonstra a transformação para uma werecoyote poderia ser mais fácil, mais flexível do que a de um lobo. Isso pode refletir sobre os fatos que o coiote é menor e mais fraco, com isso o lobisomem Alfa é capaz de exercer o controle mental sobre o Werecoyote e força-lo a reverter à forma humana.

Personagem: Malia Tate

Teen_Wolf_Season_4_Episode_401_The_Dark_Moon_Malia_bares_fang

Werejaguar/Jaguar ou Onça-Pintada

Origem: A civilização Olmeca  parece ter sido baseada na crença em um ou vários Deuses Jaguar. Algumas vezes esta divindade é representada como um Werejaguar. Tal Deus seria, segundo as incidências de sua imagem, a principal divindade do panteão Olmeca e seu culto poderia estar relacionado com a Guerra.  O culto ao Jaguar era tão forte no mundo Olmeca que possivelmente teria dado origem a uma espécie de culto messiânico.

werejaguar ok

Na série: Eles possuem as mesmas características que um lobisomem, como a grande força durante a lua cheia e a necessidade de aprender a se controlar. Werejaguars eram adorados pelos olmecas e depois pelos astecas, e como resultado, foram capazes de realizar magia poderosa, tais como ser capaz de retornar uma pessoa a uma idade mais jovem. O seu poder mais importante, porém, é sua capacidade de criar os guerreiros temidos Berserker, fazendo ser leais aos seus criadores.

Personagem: Kate Argent

tumblr_n35gkhohhK1soot9ho1_500

Berserker/Guerreiros

Origem: Vindo do folclore nórdico, a palavra “berserker“, que originou o berserk no Inglês, possui dois significados: “pele de urso”, ou ainda “camisa de urso”; e “sem camisa”, ou ainda “camisa simples”. Apesar de parecerem incoerentes essas significações, as duas podem ser plausíveis, pois os berserkers eram ligados à natureza e aos animais, principalmente aos lobos e aos ursos. Foram guerreiros nórdicos ferozes que haviam jurado fidelidade ao deus viking Odin. Eles despertavam uma fúria incontrolável antes de qualquer batalha causando grande dano ao contigente inimigo.

viking_Modelsheet

Na série: Leais ao Werejaguar. De acordo com Chris Argent, os Berserkers acabam por se tornar próprios animais, seu lado humano não dura muito tempo. Sua aparência é uma vestimenta de armadura elaborada, mas grosseiramente construída, feita de osso e pele e usam crânios de ursos que cobrem sua cabeça e rosto. Sua força física ultrapassa de longe ao do lobisomem.

Teen_Wolf_Season_4_Episode_2_117_Berserker

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9]

Isso é tudo por hoje. Os posts serão divididos em 4 partes e no próximo post da semana que vem, continuarei a falar um pouco mais dos metamorfos entre outros seres que passaram pela série. Espero que tenham gostado do que viram até agora e comentem aí qual mitologia você gostaria e acharia interessante de ver na série?

badge_post_01

Se gostou, compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Email to someone
email
share on Tumblr
Tumblr

Comentários

Comentários

About Ems Monteiro

Na casa dos 20 anos, sou amante dessa cidade cinza que não dorme e nos surpreende em cada esquina, estação, museu... Fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e tentando sempre colocar minhas séries em dia, uma tarefa quase impossível.

8 comments on “Série | A mitologia por trás de Teen Wolf – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge